BOGOTÁ - COLOMBIA
- Simone Franco Andrade Miranda
- 2 de ago. de 2019
- 6 min de leitura
Atualizado: 8 de ago. de 2019
Morei em Bogotá por 6 meses e visitei algumas cidades da Colômbia. Meu objetivo é indicar os pontos turísticos e alguns lugares incríveis que conheci. Elaborei um tour de dois dias e não deixem de ver o post sobre a gastronomia de Bogotá.
Transporte:

Ando de transporte público por quase todas as cidades que viajo, mas Bogotá achei difícil de entender o Transmilênio. Parti do princípio que é errando que se aprende. A estação que você vê é LAS ÁGUAS, e a partir dela é que eu sempre iniciava os meus passeios pelo centro, onde se concentram a maioria dos pontos turísticos.
Dica: caso não tenham tempo para visitar a cidade sugiro alguns passeios imperdíveis:
1- Monteserrat
2- Visita a Casa Nariño e se possível, no dia e horário compatíveis para assistir a troca de guarda da Casa Nariño
3- Desbravar as ruas da Candelária, conhecendo os grafites e passando pelo Museu Botero.
Sugestão do primeiro dia de passeio:

Patindo da estação Las Àguas, siga em direção a praça Los Periodistas Gabrial G. Marquez, desça a Calle 16 e, passando a Carrera 5, você estará no Museo Del Oro . São 4 andares de pura história. Sugiro alugar o fone que te ajudará a entender a exposição. O museu fecha às segundas-feiras. Há um tour guiado em espanhol e inglês. No subsolo tome um café e veja a lojinha linda ao lado. Em frente ao museu acontece um freewalk todos os dias às 10H em português e em inglês e às 14h só em inglês, veja no site.

Um pouco mais a frente, no Edifício Avianca, há o Museo Del Esmeralda. O tour é interessante. O museu recria um túnel de exploração das minas de esmeraldas. Tem um guia que nos acompanha, explicando cada passo. Há uma outra sala onde podemos apreciar as diversas formas e tamanhos das esmeraldas do mundo e por último, uma sala com as jóias e para quem tiver interesse em adquirir alguma peça, este é um lugar confiável. O museu se localiza no 23. andar portanto, uma vista incrível da cidade. Funcionamento de 2.f a sábado das 9H às 18H.

Pegue a Carrera 8 até Calle 9 e você chegará na Plaza Bolivar de Bogotá.
De um lado, você verá a Catedral Primada de Bogotá (foto) e, em frente, um prédio da Prefeitura de Bogotá. A Catedral é a primeira igreja de Bogotá, construída em 1539, com estilo Neoclássico e guarda os restos mortais de personalidades.

Em frente do Palácio da Justiça, há o Capitólio Nacional de Bogotá, sede do Congresso Colombiano. É um local excelente para fotos com suas colunas imponentes e construção em estilo neoclássico. Para visitá-lo é necessário o agendamento com cinco dias de antecedência. Clique aqui para fazer o agendamento.

Em frente ao Capitólio há um prédio mais moderno, que distoa dos outros que abriga o Palácio da Justiça. O prédio foi invadido pelos guerrilheiros do Movimento M19, onde morreram 98 pessoas, sendo 11 juizes da suprema corte.

Atravessando a rua, na Calle 9 com Carrera 8, há o Museo Santa Clara, construído em 1647, em estilo barroco e que antigamente abrigava o Convento Santa Clara. O convento abrigavam muitas mulheres vindas de famílias, cujo os pais não podiam pagar o dote do casamento. Há uma vasta coleção de pinturas e esculturas. Por fora não é atrativo mas dentro é muito bonito. Vale a pena uma visita.

Na mesma rua está a Casa Nariño, o Palácio da Presidência da República. Sem dúvida é um passeio imperdível, que deve ser agendado uma semana antes. Não é possível tirar fotos e seus celulares e carteiras ficarão guardados em um espaço pequeno, portanto não vá com mochila ou bolsa grande. O lugar é incrível, lindo e você será recebido por um guia que contará toda a história dos ambientes e objetos do Palácio. A dica é solicitar o agendamento para às quartas feiras às 14 para assistir a troca de guardas de dentro do Palácio. Clique aqui para fazer o agendamento.

A troca de guarda acontece às 4.f, 6f. e aos domingos. às 14 H. O ideal é assistir da Casa Nariño, junto com a visita guiada, mas caso não dê, você poderá assistí-la da rua. Quem tiver interesse, vai até a frente da Casa Nariño que é a concentração e ensaio dos militares e você poderá acompanhá-los até o Palácio. Não se preocupe pela quantidade de pessoas fazendo a segurança do local, e que muitas vezes terá que revistar sua bolsa.

Teatro Colón, localizado na Calle 10 entre as Carreiras 6 e 5 b, pertinho da Casa Narino. A visita guiada ocorrem às 4.f. e 5.f. às 15H e aos sábados às 12H e ás 15H e a visita dura 1 hora. Os bilhetes são adquiridos na bilheteria do teatro e comprem um pouco antes pois o tour é apenas para 30 pessoas por vez. Você vai percorrer até a cochia, passando por todos os andares. É incrível.


Museu Botero, localizado na Calle 11, entre a Carrera 4 e a 5b, logo atrás do Teatro Colón. Um passeio incrível. A arquitetura da casa é estilo colonial erguida em 1955. O museu conta com 123 obras de Fernando Botero e muitas outras de sua coleção. No térreo tem uma lanchonete com o melhor chá que já tomei. Do lado do museu Botero há o Museu da Moeda, para quem se interessar.


Sentir a cidade andando pelas ruas do centro, apreciando suas casas, lojas, artistas e comidas de rua e até mesmo as montanhas em volta é gratificante. Não deixem de experimentar Obleas que é uma bolacha grande redonda com recheios.
Sugestão do segundo dia de passeio:
Há algumas opções para chegar a Monserrat. Você pode ir de táxi, ou descer na estação Las Àguas e andar 1,5km (siga pela Carrera 3 até cruzar com a Carrera 7. No caminho você encontrará o Museu Quinta de Bolivar, que foi a residência de Simon Bolivar em 1821, importante figura para a Independência dos países colonizados pela Espanha. Continue pela subindo pela Carrera 7 e chegará a bilheteria para comprar o ingresso de acesso ao funicular ou o teleférico. Caso não queria caminhar, tem vários ônibus que passam na bilheteria de Monserrat como o C12A Parque Nacional ( 3 paradas apenas).
Monserrat é o principal passeio de Bogotá, portanto, imperdível. Após descer do funicular, você poderá escolher dois caminhos para subir até a igreja. Um pela Via Crucis e o outro, uma subida bem íngreme. A via crucis é repleta de esculturas retratando o calvário de Cristo até a crucificação. Há dois restaurantes, lojinhas, lanchonetes, banheiros, toda a infra estrutura. A vista da cidade é uma das mais belas.
Na volta você poderá fazer o caminho a pé, já que é uma descida, pela Candelária. Desbrave as ruas estreitas em direção a Plazoleta Chorro de Quesevo. Como as ruas são numeradas então fica fácil chegar. Pegue a Carrera 3, suba na Calle 12c, vire a primeira a direita, na Calle 12b. Você encontrará grafites lindos como estes. Chegue á Plazoleta Chorro Quesevo. Dizem os historiadores que esta praça é o marco zero de Bogotá. Há cafés e restaurantes.
Caso queiram fazer um free walk de grafite, clique para mais informações. O Ponto de encontro é na Praça los Periodistas

O Santuário Nossa Senhora do Carmo, fica na carrera 5 entre as Calles 8 e 9. Caso queira visitar fica há 900 metros da praça Quesevo. Uma igreja linda e colorida.

Torre Colpatria é um edifício de 196 metros, 50 andares e um observatório. Localizado na Carreira 7, com Calle 27. Aberto de 2.f a 6.f das 8:30 às 15:30. Fica em frente ao Parque de la Independência. Nesta praça há um planetário e um pouco mais a frente, a Praça dos Touros, um local muito interessante para visitar. Fica aberto de 2.f a sábado das 8H às 17H. do lado da praça, aos domingos, há um mercado de pulgas.

Plaza de Toros La Santamaria localizada na praça da Independência, citada acima. Construída em 1931, tem capacidade para 14.500 pessoas. Enquanto morei em Bogotá, a tourada havia sido proibida e o espaço era utilizado para shows e visitação. Aberto de 2.f a 6.f das 8H às 17H. Há o Museu Nacional da Colômbia, localizado há 300 metros da Plaza de Toros. Segue pela transversal 6 ou Carrera 6, até a Calle 28.
Comments